Nesta quarta-feira, no início da noite, vi pipocarem na minha caixa de entrada várias mensagens com manchetes de blogs e portais sobre uma nova pesquisa do Instituto Consult no município de Ceará-Mirim. O principal título era:
“Allyson despenca e mostra que não é imbatível, diz a Consult”.
Depois de ver os números, tive a curiosidade de procurar os dados de alguma pesquisa anterior do mesmo instituto na cidade, para medir o tamanho da suposta queda de Allyson e fazer comparações.
Fui ao Google, consultei o ChatGPT, acessei os principais portais de notícias do RN e de Ceará-Mirim… e nada. Nenhuma pesquisa anterior que permita comparação.
A verdade é que não existe uma pesquisa anterior da Consult em Ceará-Mirim. Portanto, não há como saber se Allyson caiu, subiu ou manteve-se estável.
Não há base para dizer de onde ele teria “despencado”.
O que a pesquisa mostra, objetivamente, é Rogério Marinho na liderança e Allyson em segundo lugar. Confira os números logo abaixo. Mas daí a afirmar que o prefeito está perdendo terreno, é um salto perigoso — ainda mais sem dados comparativos.
E mais grave ainda é concluir, com base apenas nessa sondagem isolada, que Allyson estaria em queda livre em todo o Estado.
Portanto, é preciso ter mais cuidado com esse tipo de manchete desejosa, baseada em nada com coisa nenhuma.
Resultado estimulado para governador do Estado – Pesquisa Consult em Ceará-Mirim (28 de junho, 500 entrevistas):
- Rogério Marinho – 21,2%
- Allyson Bezerra – 15,8%
- Álvaro Dias – 15,2%
- Walter Alves – 4,4%
- Ezequiel Ferreira – 3,2%
- Cadu Xavier – 1,2%
- Nenhum – 9,6%
- Não sabe – 29,4%