Por curiosidade, aproveitei o final de semana para dar uma olhada nas redes sociais de alguns dos pré-candidatos que vão disputar as eleições de 2026 no RN, observando com mais atenção a produção de materiais de visibilidade e marketing de cada pré-campanha.
O que se percebe é que alguns seguem um estilo mais tradicional, como Benes Leocádio e Robinson Faria, que publicam vídeos mostrando visitas, discursos e contando parte de suas trajetórias políticas. Ambos intensificaram o volume de postagens para se mostrar mais presentes.
Uma das novidades é a mudança de estilo da senadora Zenaide Maia, que contratou uma nova equipe para gerir suas redes sociais. Num tom “a mãe tá on”, ela busca se adaptar aos novos tempos, tentando se comunicar melhor com o público jovem e utilizando uma linguagem mais atual.
Styvenson Valentim e Allyson Bezerra são, de longe, os mais populares nas redes sociais, área que já dominam com habilidade. Styvenson aparece quase sempre prestando contas do mandato, destacando o destino das emendas e tentando reforçar a imagem de zelo com os recursos públicos.
Allyson, por sua vez, migra o foco: antes concentrado na agenda da prefeitura e na entrega de obras, agora amplia o olhar para o Estado, registrando passagens por diferentes municípios e mostrando como é recebido.
Cadu Xavier faz esforço para vincular sua imagem à do presidente Lula, tentando se projetar perante o eleitorado que ainda desconhece sua candidatura. Suas postagens destacam sua agenda diária e os resultados do governo do PT no RN.
Já o senador Rogério Marinho tem um único foco: o cenário nacional. A CPMI do INSS virou vitrine para suas postagens, com recortes diários de participações. Chama atenção, porém, a baixa frequência de conteúdos sobre o RN e o excesso de temas nacionais.
De modo geral, o que se observa nas redes sociais da classe política é uma pré-campanha em ritmo acelerado. Falta apenas o pedido explícito de votos — algo que, embora não apareça de forma direta, já fica evidente em algumas postagens. Exemplo disso foi Zenaide, que publicou mensagem afirmando: “O RN vai reeleger Zenaide”.
Em resumo, todos estão investindo mais nas redes, cuidando do conteúdo, explorando novos formatos e transformando o palanque virtual em uma ferramenta central de pré-campanha.