A virada de Zenaide: como a senadora consolidou sua entrada no bloco de centro

Ao celebrar seu aniversário ontem, a senadora Zenaide Maia partiu o bolo diante de cerca de 70 prefeitos potiguares. Também estavam presentes para cantar os parabéns os deputados federais Robinson Faria, Benes Leocádio e João Maia, além dos deputados estaduais Hermano Morais, Eudiane Macedo, Terezinha Maia, Ubaldo Fernandes e Kléber Rodrigues.

Quero me deter na presença dos três deputados federais da Federação PP/União Brasil. Essa é a verdadeira notícia.

Há alguns meses, discutia-se a dificuldade de Zenaide subir em um palanque onde quase todos a olhavam atravessado. Quem não lembra da declaração do ex-senador José Agripino, afirmando que a aliança entre Zenaide e Allyson era meramente administrativa — negando o alinhamento político que já estava evidente? Era uma retrato das resistências.

Além dos olhares atravessados, Zenaide era citada como o estopim do fechamento das portas do PL para uma possível união da oposição no RN. Em síntese, a senadora era uma estranha no ninho.

É preciso reconhecer: quem segurou na mão e bancou a aposta foi o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. Não foram poucos os gestos de Allyson para deixar claro que Zenaide era aliada — e que não largaria a mão da senadora.

Agora, quando os dois deputados federais do PP e o deputado do União Brasil vão a um evento de aniversário de Zenaide — cuja principal função é gerar a foto política — o sinal é evidente: não existem mais barreiras. Zenaide foi acolhida.

Até mesmo Agripino mudou o tom. Na última entrevista que concedeu, remendou o que disse antes e afirmou que Zenaide está alinhada ao pensamento do Centro.

Depois de ver a fotografia do aniversário e o panorama com 70 prefeitos presentes, uma coisa me chamou a atenção: Zenaide está se tornando a parceria possível para muitos prefeitos. O leque dos que não querem se aliar à Esquerda e que, na Direita, consideram Styvenson intragável acaba levando a um único caminho: Zenaide.

E a senadora está sabendo se capitalizar. Seu horizonte, agora, é colar na intenção de voto de Allyson, líder das pesquisas. A começar por Mossoró, onde os 113 mil votos de maioria conquistados por Allyson na eleição municipal de 2024 viraram sonho de consumo.

Compartilhe agora:

MAIS POSTS