CAPÍTULO 3 – ENGOLINDO OS SAPOS: A COSTURA UM NOVO ACORDO NO RIO GRANDE DO NORTE

Depois de explicar os fatos que provocaram a virada de mesa na aliança entre PT e MDB, vamos às cenas dos próximos capítulos.

Diante de dois pontos que parecem consolidados — 1) Walter Alves não vai assumir o Governo; 2) Fátima Bezerra vai renunciar —, resta agora tentar negociar para reduzir os estilhaços do acidente político.

O MDB sabe que, sem a estrutura administrativa, toda a sua nominata perde força. O Governo, por sua vez, sabe que, sem o MDB, corre o risco de ver alguém da oposição sentar na cadeira de governador pelos próximos nove meses.

É aí que começa a negociação. Uma proposta já está sendo costurada para evitar que o rompimento seja sacramentado.

Considerando que Fátima vai renunciar de qualquer maneira e que Walter Alves não assumirá, a principal preocupação do PT passa a ser não entregar a caneta à oposição.

No cálculo que circula nos bastidores, caso haja eleição indireta para um mandato tampão, a avaliação geral é de que o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, será o grande eleitor do processo. Somando os votos do Governo com os votos sob sua influência, a oposição não teria chance. Para onde Ezequiel pender, penderá a vitória.

É exatamente sobre isso que gira a negociação.

No novo acordo o MDB garante acesso as estruturas, até amplia os espaços, ganha uns mimos e o PT segura a caneta com ou sem tinta. E estaria garantida a candidatura de Waltinho a Assembleia sem ter que provocar um estrago maior.

Acertado os ponteiros, os dois lados ficariam quites. Sem novas mágoas. Estaria mantida a aliança política. É certo que o MDB mantém conversas com o União Brasil, mas, nesse ponto, há um consenso: a decisão de não assumir o Governo é até justificável, porém uma guinada tão brusca a ponto de subir no palanque da oposição seria difícil de explicar politicamente. Pegaria muito mal para Waltinho assumir agora um discurso anti-Fátima.

Essas são as cenas dos próximos capítulos. E a novela ainda está longe de chegar ao final.

Compartilhe agora:

MAIS POSTS