Dando sequência à análise da formação de nominatas para deputado federal em 2026, uma das situações mais promissoras que observo está na eventual federação entre União Brasil e o PP. Eles já começam com três deputados federais em mandato e têm uma grande possibilidade de atrair um quarto: o deputado Robinson Faria, que está de olho nessa nova federação partidária.
Vale lembrar que cada nominata pode inscrever candidatos na razão de 100% das vagas + 1. Ou seja, no RN, poderão ser aceitos até nove candidatos por nominata.
João Maia, Carla Dickson, Benes Leocádio e Robinson Faria seriam os quatro candidatos com mandato. Além deles, há o nome de Nina Souza, esposa de Paulinho Freire. O PP poderá ainda trazer Beto Rosado e Major Brilhante para a nominata.
Como estratégia, o partido pode pedir ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que indique um nome da cidade para integrar a chapa, agregando ainda mais votos nos grandes colégios eleitorais do estado.
Os mais otimistas enxergam nessa chapa da federação PP e União Brasil a possibilidade de eleger até cinco deputados federais.