A briga das arquibancadas por conta da investigação do MP sobre denúncia anônima envolvendo a gestão municipal

Voltando ao assunto da investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual, que apura uma denúncia anônima sobre supostas obras irregulares na Prefeitura de Mossoró e cobrança de propina para liberação de pagamentos dessas obras.

Antes de prosseguir, um esclarecimento: a oposição quer pautar esse debate em Mossoró, o governo municipal quer silenciar. Eu não sigo nenhuma corrente. Escrevo quando acho que tenho algo relevante a comentar e fico calado quando considero que não há novidade a acrescentar.

Meu foco hoje é tentar responder à pergunta que muitos me fazem: qual o impacto disso na imagem do prefeito Allyson Bezerra?

Vem aí o Mossoró Cidade Junina, e muitos dizem que a festa vai ofuscar o assunto. A pauta do mês será o MCJ, com o prefeito como anfitrião recebendo visitantes de todo o estado. Isso é verdade.

Mas acredito que as consequências dessa investigação não passarão por festa junina, lives em redes sociais ou eventos de massa. Isso é “festa de arquibancada”. Muita gente apenas andando em círculos, requentando manchetes para manter o assunto em evidência. O que definirá o futuro será o resultado da apuração.

Pode ser que, ao final, o MP diga que não encontrou nenhuma evidência do que foi denunciado e arquive o caso. Nesse cenário, todo o barulho da oposição vira fumaça, um sorriso amarelado de quem plantou e não colheu.

Mas também pode ser que o MP encontre algo que entenda ser crime e apresente denúncia à Justiça. Nesse caso, todo esforço para abafar o tema será em vão. Surgirão novos fatos, novas pautas.

Como se trata de uma investigação sob segredo de Justiça, não há como prever o que virá. O que resta, por enquanto, é a guerra das torcidas.

Fazendo uma análise fria do que foi revelado até agora, a denúncia sobre cobrança de propina parece frágil: não há provas apresentadas, nenhum recibo, documento — apenas a denúncia anônima.

Quanto à subcontratação de uma empresa não licitada por outra que venceu o certame, pode haver indício de irregularidade, especialmente porque as obras foram executadas. O que não está claro é de quem seria a responsabilidade.

Concluindo: de nada adianta todo esse barulho em torno de fatos ainda não esclarecidos. É só ansiedade. Não será a festa junina ou manchetes requentadas que mudarão alguma coisa. O que importa são os fatos — só os fatos.

Compartilhe agora:

MAIS POSTS