Acima de 500 mil votos: essa é a meta de União Brasil e PP para eleger 4 deputados federais

A conta que o União Brasil e o PP fizeram ontem, durante a reunião em Natal para tratar da formação das nominatas, é que há condições de eleger quatro deputados federais e seis deputados estaduais.
Na reunião com as cúpulas dos dois partidos, a previsão é que os quatro nomes mais fortes da chapa federal (João Maia, Robinson Faria, Benes Leocádio e Nina Souza) somem acima de 400 mil votos, com média de 100 mil votos por candidato.
Os partidos também acreditam que os outros cinco nomes da nominata, somados aos votos de legenda — que tendem a ser altos, já que o número do candidato ao governo é 44, o mesmo da legenda do União Brasil —, levarão o total da nominata para algo superior aos 500 mil votos.
Com esse volume, a federação projeta eleger, de imediato, dois nomes pela média e garantir um nas sobras. Pelos cálculos apresentados, ainda haveria sobra suficiente para viabilizar um quarto eleito, o que permitiria ao União Brasil e ao PP conquistar 50% da bancada potiguar na Câmara dos Deputados.
O que ainda não foi revelado é quem completará o restante da nominata. A federação precisa de mais duas mulheres para cumprir a cota mínima. O prefeito Paulinho Freire ficou de apresentar ao menos um nome, enquanto o ex-senador José Agripino confirmou Kátia Pires, vice-prefeita de Parnamirim.
Resta também a dúvida sobre a presença de um nome de Mossoró, com apoio direto do prefeito Allyson Bezerra. Em entrevistas após a reunião, Allyson afirmou que haverá apoios em Mossoró para todos os nomes da nominata: “todos terão votos em Mossoró”, disse o prefeito.

Compartilhe agora:

MAIS POSTS