Governadora Fátima Bezerra carimbou a obra ao anunciar na sua mensagem anual à Assembleia Legislativa que a obra terá edital de licitação publicado em 30 de abril.
Estou acreditando que o projeto de duplicação da BR 304 é um caminho sem volta. O projeto executivo ficou pronto desde novembro do ano passado, as licenças ambientais já foram solicitadas e a previsão é que em 30 de abril seja publicado o edital de licitação para a realização da obra.
O projeto prevê dois trechos licitados inicialmente. O primeiro, de Mossoró a Assu – cerca de 58 km – e, o segundo, do entroncamento da BR 226 – viaduto da Reta Tabajara – até a cidade de Riachuelo, cerca de 45 km. O DNIT prevê que, em agosto assinará a ordem de serviço e em setembro as obras estarão começando.
A dúvida que todos temos é com relação aos prazos. Via de regra, este tipo de obra nunca obedece ao cronograma previsto no projeto. Basta citar o exemplo da Reta Tabajara – cerca de 20 Km apenas – cuja execução já dura mais de 10 anos.

No ano passado, o DNIT falava em início das obras no primeiro semestre de 2025, agora já será no segundo semestre. O projeto executivo também demorou um pouco mais do que o tempo prometido.
De todo modo, penso que o cumprimento do prazo tem muito a ver com a pressão política. A bancada federal do RN precisa fazer romaria contínua no Ministério dos Transportes e às salas dos diretores do DNIT e das construtoras, cobrando prazos e agilidade. A própria governadora – aproveitando seu status junto ao Governo Federal – deve exercer vigilância constante.
A união das forças políticas do RN será determinante. Nessas situações, nossos representantes geralmente falham. A oposição, por achar que a obra tem o apadrinhamento da governadora e não se mexe. O governo, por querer a paternidade do projeto, não faz compartilhamento das informações.
Vamos ver quem vai segurar essa bandeira. Vale selfie, Stories, Reels, lacração, o que for. Só não vale cruzar os braços. Está na hora de mudar a mentalidade.