Estratégia deve mudar, Zenaide ganhará companhia e formará dobradinha para o Senado

A senadora Zenaide Maia deverá ganhar companhia na disputa pelo Senado em sua chapa. PSD, MDB, PP, Republicanos, Solidariedade e União Brasil se reuniram recentemente para discutir a estratégia eleitoral e a tendência que prevalece entre as lideranças é a necessidade de formação de uma dobradinha para a corrida senatorial.

A decisão final ainda depende de uma nova reunião entre os partidos, prevista para os próximos dias. O nome, porém, ainda não foi definido. Há especulações. Nos bastidores, a avaliação é de que o escolhido deverá ter apelo junto ao eleitorado mais jovem e alguma visibilidade eleitoral.

Pelo que foi possível apurar, a mudança de estratégia surgiu a partir da percepção de que a reeleição de Zenaide pode ser fortalecida caso ela tenha ao seu lado um segundo candidato com capacidade de disputar votos diretamente com seus adversários, especialmente dentro do campo da esquerda.

Além de buscar votos entre segmentos nos quais a senadora tem menor penetração, o segundo nome deverá atuar de forma complementar, evitando concorrer com Zenaide pela preferência do eleitor no primeiro voto.

Outro ponto em discussão é a legenda à qual esse candidato deverá estar filiado. A tendência é que não seja do União Brasil. O partido já teria comunicado às lideranças estaduais que não dispõe de recursos para bancar uma candidatura ao Senado no Rio Grande do Norte, uma vez que sua prioridade será a eleição da bancada federal.

A avaliação interna do grupo político que apoia Zenaide é de que a ausência de uma dobradinha representa uma fragilidade estratégica. A senadora tende a concentrar o primeiro voto de seus eleitores, mas deixa o segundo voto livre para os adversários. A ordem agora é preencher essa lacuna e ampliar a competitividade da chapa.

Compartilhe agora:

MAIS POSTS