Pré-candidatura de Cinthia Pinheiro a Assembleia causa desgaste entre aliados de Allyson

Vários correligionários do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, já o alertaram de que a candidatura de sua esposa, Cinthia Pinheiro, a deputada estadual, pode lhe causar problemas. O projeto político de Allyson de disputar o Governo do Estado exige articulação com deputados estaduais para consolidar uma base de apoio, mas entre esses aliados crescem as queixas quanto aos espaços que Cinthia vem ocupando.

Em diversos municípios, Allyson tem montado bases de apoio para sua esposa que entram em conflito com as estruturas políticas dos deputados que o apoiam e agora se sentem preteridos. Já são mais de uma dezena de cidades onde as reclamações se acumulam.

Um exemplo é Apodi, onde o prefeito de Mossoró tem procurado vereadores para apoiar Cinthia. A movimentação desagradou o deputado Neílton Diógenes, que identificou convites feitos a vereadores que integram sua base. Situação semelhante se repete em Assu, Carnaubais e Jucurutu. No cinturão de municípios ao redor de Mossoró — como Governador Dix-Sept Rosado, Baraúna, Serra do Mel, Tibau, Grossos e Areia Branca —, as investidas do prefeito têm atingido vereadores que mantinham conversas com pré-candidatos da própria base de Allyson.

Essa era uma consequência previsível. Começou por Mossoró, onde vereadores da bancada governista que planejavam disputar vagas na Assembleia tiveram que desistir. Outros, que já estavam comprometidos com diferentes candidaturas, recuaram. Há ainda os que se sentem pressionados a mudar de posicionamento.

Allyson tem o direito de planejar a candidatura de Cinthia, embora não escape das críticas diante de seu antigo discurso contra a formação de oligarquias. O preço por esse projeto, no entanto, começará a ser cobrado.

A situação lembra a de 2022, quando o então candidato ao Governo Fábio Dantas, apoiado por Allyson, também tinha sua esposa, Cristianne Dantas, como candidata a deputada estadual. Fábio é até hoje lembrado como alguém que priorizou a eleição da esposa e deixou aliados ressentidos pelo caminho.

Ainda não se sabe o tamanho do impacto que a candidatura de Cinthia pode causar ao projeto de Allyson rumo ao Governo. O que se percebe, porém, é um clima crescente de desconforto em várias cidades.

Inevitavelmente, ao ter a própria esposa como candidata, Allyson não pode se dar ao luxo de vê-la fracassar nas urnas — como ocorreu em 2022 com o Soldado Jadson, seu então ungido para a Assembleia, que teve um desempenho decepcionante. Além de concentrar esforços para eleger Cinthia, o prefeito sabe que ela precisa figurar entre as mais votadas, sob risco de uma frustração política.

O preço, entretanto, pode ser alto: a nominata do União Brasil para a Assembleia tende a “cruzar os braços” na busca por votos para Allyson, ao entender que uma concorrente direta está sendo favorecida.

Compartilhe agora:

MAIS POSTS