Prefeito de Mossoró avalia estratégia para apoiar nome à Câmara dos Deputados

Uma pergunta que tenho me feito é: quem será o candidato a deputado federal em 2026 com o apoio do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra?

Já defendi que Allyson poderia muito bem apoiar o vereador Thiago Marques, tornando-o seu ungido para representar em Brasília os interesses de um eventual futuro governo. Como pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson teria interesse em colocar alguém de sua confiança na Câmara dos Deputados.

Entretanto, essa decisão não será tomada de forma isolada. Caberá também aos pré-candidatos a federal do União Brasil avaliarem se essa é a melhor estratégia. Nomes como João Maia, Benes Leocádio, Robinson Faria, Nina Souza, entre outros, podem entender que lançar um candidato de Mossoró teria potencial para somar entre 50 e 70 mil votos à nominata, fortalecendo a chance de conquistar mais uma cadeira para o partido.

Essa opção poderia ser mais vantajosa do que pulverizar o apoio do prefeito em Mossoró, dividindo 5 mil votos para um, 5 mil para outro, num efeito “pinga-pinga” que agregaria menos do que um nome único e local.

O risco para os pré-candidatos do União Brasil, porém, é que o nome indicado por Allyson, inicialmente pensado apenas para fortalecer a legenda, acabe conquistando uma das vagas. É razoável supor que Allyson não entraria nessa estratégia sem calcular a possibilidade de eleger seu escolhido.

Ainda assim, existe a chance de Allyson abrir mão de um nome próprio para a Câmara Federal e optar por dividir seus apoios entre candidatos do partido em Mossoró. Mas isso se restringiria apenas ao campo federal. Para a chapa estadual, o prefeito já definiu: sua esposa, Cínthia Pinheiro, será candidata.

Compartilhe agora:

MAIS POSTS