O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, entregou, na noite de ontem, o primeiro Hospital Municipal da cidade. Segundo o próprio prefeito, em discurso durante a inauguração, “esse era um dos maiores sonhos da população mossoroense”. Allyson afirmou que entrega um hospital pronto para funcionar, totalmente equipado e com todos os aparelhos já instalados. Prova disso é que, um dia após o evento, já estão agendadas as primeiras cirurgias.
Sem dúvida, trata-se de uma grande entrega do ponto de vista administrativo. O Hospital Municipal Francisca Conceição da Silva, além de preencher uma lacuna histórica no sistema de saúde de Mossoró — que carecia de um espaço público adequado para a realização de cirurgias eletivas —, também promove a descentralização da rede de saúde ao levar uma estrutura de grande porte para a região do Grande São Manoel, antes concentrada em outra área da cidade.
Mas, além de sua função social, o hospital cumpre também um papel político relevante para Allyson Bezerra. E explico.
Posicionado entre duas grandes forças políticas que tendem a se enfrentar em 2026 — esquerda e direita, conservadores e progressistas —, Allyson adota como estratégia eleitoral evitar a polarização do debate nesses campos ideológicos. O objetivo do prefeito é deslocar a discussão para temas como capacidade de gestão, resultados concretos e visão de futuro.
Dentro dessa lógica, Allyson pretende se apresentar ao eleitor como o gestor mais preparado, estimulando a comparação entre os resultados de sua administração nas áreas de saúde, educação e infraestrutura e os resultados apresentados por seus adversários. Sua estratégia de comunicação eleitoral será, portanto, atrair constantemente os oponentes para um confronto baseado em entregas e desempenho administrativo.
Essa será a principal estratégia de Allyson Bezerra para não ser engolido por uma polarização que tende a reduzir o debate político a rótulos simplificados, como bons e maus, valores e tradições.
Em função desse direcionamento estratégico, o prefeito de Mossoró avançou em políticas públicas que pretende apresentar ao eleitorado como fruto de uma gestão moderna, eficiente e orientada a resultados.
Não será uma tarefa simples. A polarização política no Brasil, queira-se ou não, tem dominado o foco do eleitor nos últimos pleitos nacionais e estaduais — ainda que com menor intensidade nas eleições municipais. Nesse contexto, Allyson transforma a entrega do Hospital Municipal em um marco de gestão, com os olhos voltados não apenas para a administração pública, mas também para o cenário eleitoral que se aproxima.




