A senadora Zenaide Maia vai ter que repensar sua estratégia para disputar a reeleição no ano que vem. As pesquisas divulgadas até o momento acenderam um sinal amarelo. As intenções de votos ficaram abaixo da expectativa que o entorno da senadora tinha. Ocupa uma quarta posição, atrás de Styvenson, Álvaro e Fátima. São apenas duas vagas em jogo.
Zenaide tem priorizado as alianças com as prefeituras a partir das emendas do seu mandato destinadas a área de saúde. Em Brasília, a senadora tem protagonizado alguns temas relevantes, como é o caso dos juros e taxas abusivas dos bancos. Além disso tem escrito artigos nos grandes jornais como Folha de São Paulo e Estadão. Mas nada disso está repercutindo junto ao eleitor potiguar.
Zenaide até que tem investido em parcerias com alguns órgãos de imprensa no Estado, patrocina alguns blogs. Nas redes sociais tem mantido uma certa constância de publicações, mas com baixo engajamento.
O fato é que as pesquisas mostram Zenaide com baixo desempenho. Essa é uma tarefa para sua equipe de marketing que deve analisar e descobrir o que está errado.
Minha percepção é que falta proximidade com a população. Não recordo qual foi a última vez que a senadora deu uma entrevista mais aprofundada em Mossoró. Em Natal, a mídia praticamente ignora o nome de Zenaide.
Como ainda restam 18 meses até a eleição, ainda dá tempo de repensar a estratégia. A atual, parece não está funcionando.