A reunião que Walter Alves terá hoje, em Brasília, com Edinho Silva, presidente nacional do PT, será para comunicar oficialmente que ele não assumirá o Governo em abril de 2026 e que seu projeto agora é disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Embora Waltinho achasse que não estaria obrigado a antecipar essa decisão, diante de uma pressão do PT estadual que exigia uma definição ainda em 2025, para não ficar paralisado com seu planejamento até início de abril, pessoas próximas a ele sugeriram de ele conversar diretamente com o PT nacional.
Além de conversar com Edinho Silva para comunicar a decisão, Walter Alves, conversará hoje também com o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi. A todos ele explicará seus motivos.
A ideia de Waltinho é não anunciar rompimento com o PT e com a governadora Fátima Bezerra, ele entende que está fazendo apenas uma mudança de projeto político partidário e que o MDB tem autonomia para repensar seu projeto. E que isto não é motivo para rompimento, nem de uma parte, nem da outra, mesmo com o olhar crítico que o MDB está fazendo sobre as finanças do Estado e a desconfiança petista.
Após fazer o anúncio, Waltinho vai aguardar os desdobramentos da decisão. Ele vai esperar para ver se o PT entenderá seus motivos e manterá uma convivência de parceria ou se haverá, por exemplo, demissão dos cargos que ele indicou na gestão. “A próxima jogada do tabuleiro será de Fátima”, disse uma pessoa próxima ao governador que acompanha as decisões.
Existe a possibilidade de Walter se reunir com a governadora nos próximos dias, ele explicará os motivos de ter mudado os planos e manifestará desejo de manter a aliança, comprometido com o apoio a eleição de Fátima ao Senado, caso ela se candidate e o apoio ao Governo na Assembleia. A questão sobre apoio a Cadu Xavier ainda não tem definição.
Após o comunicado que Walter Alves fará hoje ao comando nacional do PT, é provável que já no próximo final de semana o PT potiguar faça uma reunião de cúpula para avaliar os caminhos que têm pela frente; se mantem a renúncia da Govenadora ao cargo prevista para início de abril ou se ela vai cumprir seu mandato até o final.
Existe uma proposta de acordo sendo costurado. Os detalhes sobre ela, no próximo post do blog.





