Pesquisa TCM/TSdois para o Senado: Styvenson lidera, mas disputa segue em aberto

Vamos analisar a pesquisa TCM/TSDois para o Senado, divulgada na noite desta quarta-feira. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 26 de julho, em 63 cidades do Rio Grande do Norte, com 1.847 eleitores entrevistados. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Abaixo estão os principais nomes. Considerando o cenário do primeiro voto, o senador Styvenson Valentim lidera com 26,8%. No segundo voto, aparece com 5,6%. Somando os dois, Styvenson atinge 32,0% das intenções de voto no Estado.

Na sequência, aparece Fátima Bezerra com 18,1% no primeiro voto e 4,3% no segundo, totalizando 22,1%. Logo depois vem Zenaide Maia, com 12,5% no primeiro voto e 9,5% no segundo, chegando a 21,7%. Um empate técnico com Fátima.

Se, na disputa pelo Governo do Estado, a eleição já parecia aberta — mesmo com Allyson Bezerra liderando com cerca de 37% —, no caso do Senado o cenário é ainda mais indefinido. O teto atual de Styvenson é de 32%, o que mostra que não há nada consolidado.

O empate entre Fátima e Zenaide não significa, necessariamente, que a segunda vaga esteja entre as duas. A diferença de cerca de dez pontos para Styvenson não é intransponível. Com um ano até a eleição, tanto Fátima quanto Zenaide têm tempo e potencial para alcançá-lo.

É evidente que Styvenson tem vantagem ao liderar neste momento, mas essa vantagem é relativa e pode se diluir a depender de outros fatores. Tudo vai depender, principalmente, de como os nomes vão se acomodar nos palanques e dentro dos grupos políticos.

Zenaide caminhará com Fátima ou buscará espaço ao lado de Allyson? Styvenson ficará isolado, caso Rogério Marinho desista da disputa, ou contará com estrutura política de apoio?

Por tudo isso, a eleição para o Senado exige cautela de todos os envolvidos. Ainda é cedo para comemorações — ou para certezas.

senado
senado 2
senado total

Compartilhe agora:

MAIS POSTS