Com o calendário eleitoral de 2026 avançando rapidamente, as decisões políticas no RN começam a chegar mais cedo no calendário. Uma delas é a definição do Partido Liberal (PL) para os nomes que irão compor a chapa ao Senado.
O primeiro nome já está assegurado: o senador Styvenson Valentim (PSDB) que lidera todas as pesquisas para o Senado até o momento. A disputa agora gira em torno do segundo nome, que hoje reúne três opções.
O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), embora tenha se colocado como pré-candidato ao Governo, não esconde que aceitaria compor a chapa ao Senado. Já o presidente da Federação dos Municípios do RN, Babá Pereira (PL), conta com a preferência de Styvenson e Rogério Marinho, circula o Estado ao lado do primeiro e demonstra sintonia política. O terceiro nome é o do coronel Hélio, identificado com o bolsonarismo raiz, que faz pré-campanha própria e começa a aparecer nas pesquisas.
Na leitura política, Álvaro Dias surge como nome de maior peso, por reunir competitividade eleitoral e estatura política, ainda que Babá Pereira seja o preferido das lideranças do PL.
A definição não pode se arrastar, sob risco de o espaço ser ocupado por outros nomes e de o escolhido ter pouco tempo para consolidar sua candidatura e formar alianças. A expectativa é de que a escolha ocorra até o fim do ano, à medida que se torna cada vez mais improvável uma união da oposição no RN.